sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Casa da Cultura de Sobral recebe exposição 'Santo Sertão' de Sérgio Carvalho




#EXPOSIÇÃO l Ontem (09/11), aconteceu na Casa da Cultura, a abertura da exposição Santo Sertão do fotógrafo Sérgio Carvalho. Neste sugestivo ensaio, o fotógrafo dirige o seu olhar para o Santo Sepulcro, um espaço de peregrinação sagrado-profano, pisado pelo “santo” do sertão, o Padin Ciço, e repisado há décadas pelos peregrinos romeiros. Localizado no Horto da Colina, o Santo Sepulcro é uma adaptação nordestina aos “Sacri Monti”, modelo imagético institucionalizado pela Igreja Católica em fins do século XV, que reproduz a Jerusalém que testemunhou a paixão e morte de Jesus Cristo.

A exposição é realização do Coletivo Transvê em parceria com a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e Instituto ECOA. 

Serviço: Exposição SANTO SERTÃO
Local: Casa da Cultura (Av. Dom José, 929 - Centro)
Data: 09 de Novembro á 09 de Dezembro
Acesso GRATUITO

Conheça o autor da exposição:

SÉRGIO CARVALHO, 1969, piauiense, começou a fotografar na década de 90, e desenvolve a fotografia como expressão artística e documental com forte viés humanista. Participou de diversas exposições, salões de arte e festivais de fotografia, como: deVERcidade e Encontros de Agosto, em  Fortaleza, FotoArteBrasília (2010), Festival de La Luz - Argentina (2010), Photobook Award -  Kassel, Alemanha (2011),  Festival Latino-americano de Fotojornalismo POY LATAM 2013 e Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia - Belém (2015). Em 2010, publicou os livros "Docas do Mucuripe" e "Retrato Escravo". O primeiro, em co-autoria com o fotógrafo Paulo Gutemberg e o segundo em co-autoria com o fotógrafo João Roberto Ripper – livro que foi indicado como um dos melhores de 2010 pelo Interncional Photobook Festival, Kassel, Alemanha.  Nos anos seguintes, publicou o livro “Barbearia do Tempo” (2011), “Às vezes, criança – um quase retrato de uma infância roubada” (2012), em co-autoria com o poeta maranhense Rubervam Du Nascimento e as obras coletivas “Homens-Caranguejo” (2013), “Caminho das Abelhas”(2016) e Sereias(2016), este último em co-autoria com a fotógrafa Fernanda Oliveira. É membro-fundador do IFOTO – Instituto da Fotografia, em Fortaleza/CE, onde reside desde 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário